Últimas Notícias

Desafio Faça Acontecer impacta cerca de 20 mil pessoas
Desafio Faça Acontecer impacta cerca de 20 mil pessoas

Equipe ganhadora do prêmio Faça Acontecer trouxe para debate o tema ‘feminicídio e a importância da mulher na sociedade’


 


O Desafio Faça Acontecer, promovido pelo Instituto LideraJovem que tem como mantenedores as empresas Bracell e Lwart Lubrificantes, é um concurso que desafia anualmente jovens de Lençóis Paulista e região a desenvolverem ações para transformarem o mundo ao seu redor. Atualmente em sua 5° edição, o projeto realizou a grande final no dia 01 de novembro, no ginásio do CSEC, em Lençóis Paulista.


Este ano 36 equipes se inscreveram para o desafio, totalizando mais de 250 jovens. Destes, 200 jovens chegaram a final, distribuídos em 24 equipes, representando 12 escolas das cidades de Lençóis Paulista e Borebi. Deste total, 12 equipes ganharam os prêmios do concurso.


Durante o evento onde foi anunciado as equipes ganhadoras estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos das cidades participantes, assim como representantes do legislativo e das secretarias municipais de educação. As equipes contaram com a energia da torcida que lotou o ginásio, cerca de 700 jovens. Além da premiação das equipes, a torcida organizada mais animada, o que incluiu organização, animação e respeito aos demais participantes, ganhou um troféu. E, a torcida que ganhou nos requisitos foi da escola E.E Rubens Pietraroia, de Lençóis Paulista.


O desafio contemplou os vencedores em quatro destaques: Mobilização, Visão de Mundo, Inovação, Assunto Relevante e o prêmio “Faça Acontecer”. Os projetos vencedores foram fruto de dois meses intensos de planejamento, entrega de etapas, execução de projetos, trabalho em equipe e ao final, a produção de um vídeo relatando todo o trabalho realizado pelo grupo, evidenciando as ações colocadas em prática na comunidade.


O prêmio Faça Acontecer este ano ficou com a escola Etec Cidade do Livro, com o projeto “Dona de mim” que abordou o tema feminicídio e o espaço da mulher na sociedade. No destaque Inovação ganharam as escolas E.M.E.F. Profª Idalina Canova de Barros com o projeto “Escreva seus Padrões” (1º lugar); Cooperelp com o projeto “Diferentes gerações, mesma tecnologia ” (2º lugar). No destaque Assunto Relevante foram as escolas: EMEF Profª Idalina Canova de Barros com o projeto “Não há cura para o que não é doença” (1º lugar); Etec Cidade do Livro com o projeto “Conhece-te a ti mesmo’”  (2º lugar) e Etec Cidade do Livro com o projeto “Violência infantil: a origem dos transtornos” (3º lugar). No destaque Visão de Mundo os premiados foram: EMEF Profª Etec Cidade do Livro com o projeto “A História que os livros não contam” (1º lugar); E.E. Profª Iracema Leite e Silva com o projeto “O que fazemos para ajudar o mundo” (2º lugar) e E.E Leonina Alves Coneglian com o projeto “O segredo é cuidar de si” (3º lugar). E, para finalizar, o destaque mobilização com os ganhadores: Colégio São José com o projeto “Elas por Elas” (1º lugar); E.E Rubens Pietraróia com o projeto “Projetando nosso Futuro” (2º lugar) e EMEIF Philomena Briquesi Boso com o projeto “A juventude que nunca morrerá!” (3º lugar).


Maria Eduarda Lopes Leda, capitã da equipe vencedora do Prêmio Faça Acontecer comentou sobre o impacto do projeto na comunidade. “É muito gratificante participar e ver como é possível agir e fazer acontecer. Nós passamos pelos lugares e levamos sorrisos, mudamos de alguma forma a vida de alguém. Para nós isso já vale muito! No Desafio a gente coloca em prática o aprendizado por meio das ações do projeto e vamos além da sala de aula. O projeto traz valores como trabalho em equipe, gestão do tempo, planejamento, metas, marketing, enfim, um aprendizado que vamos levar para a vida toda ”.


Para a comissão organizadora, o Desafio é um meio de mobilizar os jovens para olharem os problemas da sua comunidade e se envolverem por meio de ações concretas, com resultados que solucionem ou melhorem a problemática observada. “Esse ano tivemos mais de 200 jovens na final. Todos realmente fazendo a diferença dentro de suas comunidades e tratando de temas relevantes. Ao final, as ações promovidas pelos jovens impactou cerca de 20 mil pessoas. Realmente, a cada ano, os jovens nos surpreendem de forma positiva. Sentir a energia deles é emocionante”, enfatizou Danieli Roza, coordenadora de projetos do Instituto LideraJovem.


O Desafio


O “Desafio Faça Acontecer” é um concurso que incentiva os jovens das escolas de Lençóis Paulista e região a ampliarem sua visão de mundo e atuarem de forma positiva na comunidade e escola por meio de ações, mobilizando outros jovens e fazendo a diferença na comunidade. Cada projeto propõe uma solução para os problemas identificados pelos jovens e, ao final, a comissão de jurados e as pontuações adquiridas durante o concurso somam e resultam nos ganhadores.


Os vídeos produzidos pelas equipes participantes, com os resultados das ações desenvolvidas na comunidade, continuam disponíveis no site (www.desafiofacaacontecer.com.br) e também nas páginas do Youtube e Facebook do concurso.