Últimas Notícias

Integração e lições para a vida marcaram o 17º Congresso Juvenil
Integração e lições para a vida marcaram o 17º Congresso Juvenil

Dinâmicas sobre autoconhecimento estimularam os jovens a olharem para si e identificarem seus pontos positivos e de melhoria, além de participarem de uma palestra inspiradora com o rapper Lemaestro, da ONG Gerando Falcões.


 


Com formato 100% online e a participação de jovens de cinco estados diferentes, o Congresso Juvenil, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, com o tema “É preciso saber viver”, ultrapassou barreiras geográficas e proporcionou para mais de 60 jovens momentos de integração em equipe e autoconhecimento, em um espaço criado para reflexão sobre os desafios, as oportunidades, as escolhas de vida e seu papel na sociedade. Os debates e discussões foram realizados considerando a vivência e opinião dos participantes sobre o tema trabalhado, estimulando o protagonismo para construir seus projetos de vida.


A programação trouxe atividades variadas em dois momentos especialmente preparados para os adolescentes: no primeiro dia, exclusivo para os inscritos, foi realizado o trabalho em grupo conduzido por adultos Facilitadores e no segundo dia, aberto ao público, um momento especial marcou a tarde dos jovens: a palestra de Lemaestro, rapper e cofundador da ONG Gerando Falcões, além de sorteios de brindes e apresentações dos jovens no show de talentos.


Participando pela primeira vez do Congresso, a jovem Júlia de Melo Rezende, de 13 anos, moradora de Lagoa Dourada, Minas Gerais, fez um depoimento sobre sua participação: “Uma das atividades que fizemos me ajudou a organizar melhor o que, como e quando eu quero realizar meus planos e o que tenho que fazer para atingir as metas para minha vida. Agregou muita coisa boa para mim, fiz novas amizades. A palestra foi nota 10, sem falar que foi tudo muito organizado e eu ainda fui sorteada com um tablet. Espero que no ano que vem seja online de novo, assim eu posso participar mais uma vez”.


O Instituto LideraJovem contou com o apoio de uma equipe de mais de 40 voluntários, inclusive de outros estados, dentre eles: palestrante, facilitadores, suporte de comunicação e de TI, além de jovens do Projeto Formação de Líderes. O patrocínio de 19 empresas também foi importante para a realização de todas as atividades com a qualidade e variedade na programação.


Para Danieli Roza, coordenadora do Instituto, “a 17ª edição do Congresso Juvenil representa mais um ano em que conseguimos colocar em prática o propósito de existir do Instituto que é sensibilizar e despertar a ação do jovem para o protagonismo da construção de seus próprios projetos de vida, em especial nesta edição, rompendo barreiras geográficas e chegando a adolescentes de outros estados do país”.  


Contato:


www.liderajovem.org


@InstitutoLideraJovem


(14) 99883-3444 / (21) 98834-4959