Últimas Notícias

Jovens do Projeto Líderes revitalizam praça da cidade
Jovens do Projeto Líderes revitalizam praça da cidade

O Instituto LideraJovem é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que desenvolve atividades e projetos para adolescentes e jovens desde o ano de 2002 por meio de projetos credibilizados e mantidos pelos investimentos socioambientais das empresas Lwart Lubrificantes e Bracell, que envolve também um amplo plano de voluntariado. O Instituto nasceu de uma necessidade de ampliar a atuação dos projetos desenvolvidos, com foco predominantemente em adolescentes e jovens de 13 a 18 anos.


Um destes projetos é a "Formação de Líderes", que há 18 anos proporciona reflexões e espaços para adolescentes de Lençóis Paulista desenvolverem suas habilidades e potencialidades de protagonismo e liderança transformadora do território.


Existente desde o ano de 2002, o Projeto Formação de Líderes formou mais de 400 adolescentes e criou outras oportunidades ampliando sua atuação por meio de ações e projeto, tais como o "Congresso Juvenil", "Profituro", "Desafio Faça Acontecer" e "Líderes em Ação", que envolvem cerca de 1500 jovens anualmente. O projeto "Formação de Líderes" possibilita vivências diante da metodologia socrática (EU - EU e o OUTRO - EU e o MUNDO) de imersão e reflexões onde o jovem desenvolve seus conhecimentos e experiências, ações e escolhas para sua vida, seu projeto de vida e da comunidade. Com milhares de adolescentes e jovens engajados a participação é reconhecidamente relevante na comunidade.


Durante o programa de formação, que tem duração de 10 meses, os jovens vivenciaram inúmeras experiências. Dentre elas, conheceram os 3 poderes. Na visita à Câmara Municipal entenderam sobre o funcionamento do Poder Legislativo e puderam simular e vivenciar uma sessão realizada por eles e direcionada pela vereadora Diusa Furlan.


Como pleito, os adolescentes levantaram uma melhoria que eles gostariam de fazer na cidade e a proposta foi a intervenção artística na praça Juan Llobet Bonet (próximo a baliza) localizada no centro da cidade e com grande movimentação. Escreveram o projeto e apresentaram o mesmo ao Legislativo e a Secretaria de Meio Ambiente.


Para realizar o projeto, os jovens contaram com o apoio de profissionais como Cassia Rando e Cristiano Paccola, arrecadaram os materiais necessários e executaram todo o trabalho.


Segundo Cristiano Paccola, atitudes como esta devem ser sempre incentivadas e apoiadas pelas pessoas. “Que show essa ideia e atitude do jovem em olhar o que precisa ser melhorado ao seu redor e colocar em ação”.


Como parte da revitalização da praça, realizaram o plantio de mudas de árvores e o local ganhou uma nova versão.