Nossa Causa

Nossa Causa

A metodologia utilizada pelo Instituto LideraJovem tem como premissa partir do que o aluno conhece e por meio de questionamentos, indagações e reflexões levar os alunos a produzirem novo conhecimento, sozinhos e com a contribuição dos colegas.

Assim, a base metodológica vem de Sócrates, de seus estudos de maiêutica e ironia, onde o facilitador é o provocador e os alunos são instigados a pensar e descobrir a verdade por eles próprios. Outro ponto que estimulamos durante as formações e eventos é que o adolescente e adultos (no caso do curso de facilitadores) conheçam sua comunidade, entendam suas necessidades e se vejam como colaboradores para a solução dos problemas comuns.

Dessa maneira, se tornam agentes transformadores do meio em que vivem sendo exemplo de atitudes positivas para outras pessoas, principalmente outros colegas ou parentes, que também sejam adolescentes. Isso tudo para proporcionar o desenvolvimento de habilidades de pensamento, autoconfiança, autonomia, liderança, cidadania e protagonismo juvenil.